8 de jun. de 2010

SÉRIE ENTREVISTAS - JUNECA


Duas no mesmo dia, e dessa vez o pioneiro JUNECA, famoso pelas suas proezas na decáda de 80 e grande influenciador desse movimento que hoje devasta a maior cidade da América Latina. Vale a pena conferir mais esse ótimo trabalho do BACAL, com uma preciosidade do pixo, lenda viva que rodou o Brasil em nome da arte marginal.

1- Quando e como vc se envolveu em pixacão?

No começo dos anos 80, começou tudo por brincadeira, e foi tomando dimensões aguçando a curiosidade das pessoas por muitos anos.

2- Como era a pixacao nessa época?

Não existia praticamente pixações, somente algumas frases de efeito e o lendario cão fila km, com certeza, por esta razão tivemos tanto destaque que dura ate hoje.

3- É fato que vc e sua turma eram os pixadores mais conhecidos de sua epoca, vc acha que influenciou muita gente a começar a pixar? Comente.

Na verdade não era uma turma e sim eu ,Juneca, e meu parceiro Pessoinha, acho que tudo e moda, como era algo novo muita gente foi no embalo, não esquecendo que a pixação e uma grande forma de expressão

4- Nos conte como foi aquele lance de vc e o Bilao terem os "nomes" no diario oficial de SP na epoca do Janio , e como fizeram p/ escaparem da polícia na época?

Como todo adolecente ficamos assustados no começo, mas a midia deu grande importancia para o fato, ai começamos a participar de varios programas de TV, jornais e revistas acabou virando uma grande curtição para escapar, houve uma reunião com o vice prefeito da epoca Altur Alves Pinto para resolver o problema, mas somente quando tive um encontro em um programa de TV com a nova prefeita Luiza Erundina, que me afirmou que todas as manifestações culturais seriam bem vindas para cidade, realmente tive um pouco de sossego.

5- Na epoca em que vc ainda pixava , qual foi a sua maior proeza como pixador? Qual o role que ficou na sua memoria?

A cúpula da camara do congresso Nacional em Brasilia.

Andei pelo Brasil inteiro todos lugares estão marcados na memoria.

6- Qual foi o motivo que o fez parar de pixar?

Depois de muitos anos pixando, recebi um convite de um artista plastico para trabalhar como seu assistente, acabei gostando e criando uma carreira propria como grafiteiro, comecei a gostar de arte e fui cursar a faculdade de artes plasticas, com isso me envolvi com a arte onde estou ate os dias atuais.

7- Como foi essa sua passagem de ex-pixador p/ artista plástico? Comente.

Foi tudo automático, nada pensado e programado, as coisas foram acontecendo, quando percebi estava ministrando cursos e oficinas para adolecentes, que faziam o mesmo que eu no passado, passando noções de arte e cidadania.

Fiz varios trabalhos sociais e comunitários.
De pessoa perseguida pelo Prefeito, passei a ser convidado pelo governo para ministrar cursos e palestras em varios lugares, inclusive, em esolas e Universidades Federais.

8- O que vc diria a mulekada que hj em dia faz e curte pixacao em SP? Como vc ve a pixacao hj em dia?

Acho que a liberdade de expressão deve existir, mas acho que poderia ser bem mais elaborada e pensada, pois a pixação e uma midia e uma força de expressão muito forte, o que sinto sobre a pixação de hoje em dia e que não conseguimos identificar os atuantes, mas sabemos que eles existem e estão dando seus recados, por isso respeito.

9- Nos conte sobre os seus trabalhos atuais , ainda pinta nas ruas de SP?

Continuo atuante com inumeros trabalhos, exposições no Brasil e internacionais, cursos, oficinas, cenarios, etc. Estou um tempo fora das ruas por alguns problemas pessoais, mas ja estou preparando um novo trabalho, que com certeza, antes do final de 2009 estara nas ruas, pois o grande barato e estar nas ruas.

10 - A ultima pergunta é sempre 1 tema livre p/ vc mandar as suas idéias e falar sobre o assunto. Fique a vontade!

Alguns acham que sou contra pixação, na verdade seria ate incoerencia, fiquei muitos anos na pixação aposentei e tomei outros caminhos, falo por mim, não quero ser exemplo para ninguem, como respeito quem faz a pixaçao, so quero que respeitem a minha decisão, muitos que falam não eram nem nascidos e eu ja pixava.
Vivemos em uma democracia e cada um devera saber o que e melhor para si, não sou eu quem vai decidir.


SÉRIE ENTREVISTAS - LELOBELO


Segue timtim por timtim mais uma entrevista feita em 2009 pelo Bacal, desta vez com uma verdadeira raridade do pixo, o LELOBELO. Diretamente das entrevistas do caixão.

1-Quando e como comecou na pixação?

Comecei em 1984, dia 14/09. Lembro da data porque era meu aniversário.

2-Conte a historia do seu pixo "LELOBELO"

Na verdade, era eu e meu amigo BELO, mas ele saiu umas duas vezes e não gostou muito, então eu continuei LELOBELO, também porque na época tinha um cara que pixava LECO.

3-Como era a pixacao na sua epoca?

Era status. Eu trocava qualquer balada para pixar. Lembro que a galera se encontrava no Mc Donald's do Borba gato para comentar. Eu sempre ia de moto e saía raspando placa, saudades.

4-Por que parou c/ os roles?Hoje em dia ainda acompanha algo sobre a pixação?

Eu parei principalmente porque entrei para polícia Militar, e também porque casei, tive filhos, etc...

5-Nos seus tempos de role, quais foram os que ficaram marcados na sua memoria?O pior e o melhor?

Um role inesquecivel foi com meu amigo 5º DP( Herbert, que trabalha no SP MARQUET). Só eu tinha escrito o nome,aí o policial chegou e disse. Se vocês me disserem onde eu encontro esse tal de 5º DP eu libero vocês (risos).

6-O que é pixação p/ você? O que foi a pixação na sua vida?

Pra mim, era um jeito de estravasar, fazer um role diferente, ser reconhecido, ser respeitado, ultrapassar limites, etc. E tinha algumas regras sobre pixação, por exemplo. Eu nunca pixava dentro da casa das pessoas e não pixava igreja e nem cemitério.

7-Como você vê a pixação de hoje em dia?Muita diferenca da sua época?

Eu acho que hoje em dia esta mais gangues, muita briga, atropelo, etc. Quando eu pixava, tinha um cara que começou a transformar meu LELO em LECO. Não podia nem frequentar os points que a galera queria pegar ele, até que veio pedir desculpas e parou.

8-Se o seu filho (a) quiser pixar o que vc diria a ele (a)?

PRA ARRUMAR OUTRO JEITO DE SOLTAR ADRENALINA

9-Como é a sua vida hoje em dia?Sente saudades da época de pixador?

Até sinto, mas sei do nervoso que fiz muito dono de muro passar (risos).

10-A ultima pergunta é sempre um espaco livre p/ você falar o que quiser sobre o assunto, mandar um abraco p/ a galera....essas coisas, portanto fique a vontade!

Tive grandes amigos. 5ºDP, JUNECA TUFF TURF'S SOS CITY GANG, OSSO, ETC...

ASS: LELOBELO
AONDE NÃO TERÁ?

PIXADORES CAEM DE PRÉDIO EM SP!

A polícia flagrou na madrugada desta sexta-feira (04) dois rapazes pichando o quarto andar de um prédio da Rua da Consolação, região central de São Paulo. Quando eles receberam ordem para descer, se desequilibraram e caíram de uma altura de três metros.

Os dois rapazes, um de 20 e outro de 23 anos, foram socorridos pelo resgate. Um deles teve uma fratura no ombro. Os moradores contam que o prédio costuma ser alvo de pichadores. Os dois jovens foram levados para o hospital e na sequência para a delegacia. (G1)



Retirado de subsoloart.com/blog

AAKASH NIHALANI