31 de out. de 2009

SHEPARD FAIREY, THE GIANT!

O meu post hoje é sobre Shepard Fairey, mais conhecido como Obey Giant. Autor dos cartazes da recente campanha de Barack Obama, Shepard Fairey é o tipo do cara que mudou a arte na época em que vive: começou lá pelos seus 14 anos, bastante influenciado pela cena do skate e da arte urbana. A figura mais famosa de Shepard surgiu em uma noite em que folhava uma revista e se deparou com o retrato de André The Giant, lutador profissional daquelas lutas de mentira que os americanos adoram.




Na hora já fez um desenho com rosto do lutador com a frase “André has a posse” (André tem uma gangue).





Em pouco tempo a brincadeira já estava por todo lado.O tempo foi passando e os adesivos viraram cartazes com a palavra “OBEY”. Cartazes esses que viraram marca registrada de Shepard Fairey.





Atualmente Fairey, que já foi preso por ações ilegais, hoje é artista-empresário de sucesso. Fundou a agência de design Studio Number One, criou a grife de roupas Obey, a revista de cultura pop Swindle e a galeria de arte Subliminal Projects. Já fez trabalhos para capa de álbuns de bandas como Led Zeppelin e Smashing Pumpkins, publicidades par o Wal-Mart, Seven Up e Volkswagen. Abaixo vai alguns trampos do cara:
















Mais em: Obey Giant