9 de ago. de 2010

OSGEMEOS, SAN DIEGO








THEOPHILUS LONDON NO RJ




Quando Theophilus London subir ao Palco Urbano do Back2Black, no dia 28 de agosto, a noite vai ficar mais colorida. E o motivo não vai ser somente o estilo quase indie de camisas e calças modernas, bonés de aba reta e tênis multicores do rapaz que herdou o nome inusitado do avô e ousa fugir do figurino um tanto quanto clichê de correntes de ouro e roupas largas da maioria dos rappers americanos. No centro do novo movimento de pop urbano de uma das áreas mais criativas do cenário musical americano – e mundial! -, o jovem nascido e criado no Brooklyn traz uma nova luz ao rap e hip hop com seu apetite pop e comportamento hype.



London é, definitivamente, um artista a se observar. E com muita atenção, justamente para não se correr o risco de deixar escapar os detalhes do minimalismo que cerca suas produções musicais e pessoais. O rapper, compositor e produtor garante, com uma pegada eletro e alguns goles do bom e velho punk britânico, um toque de vanguarda em meio ao freestyle já consagrado no hip hop. A mixtape independente ‘Jam!’, de 2008, foi, alavancada pela excelente faixa-título de releitura de ninguém menos que o rei do pop Michael Jackson, o pontapé inicial de um desafio autoral: introduzir samples de suas músicas prediletas em um trabalho que não perdesse a identidade própria.
Pode-se dizer com toda certeza que Theophilus realizou esta proeza com estilo, e com categoria de gente grande, diga-se de passagem – não é à toa que o artista é considerado por muitos como o próximo grande nome do hip hop internacional, chamando a atenção das revistas Rolling Stone, NME, The Fader e do New York Times. Os passos, influenciados pelos reinados de James Brown, Fela Kuti, The Smiths, Quincy Jones, Prince e Jay-Z, continuaram sendo traçados no ano seguinte, quando ‘This Charming Mixtape’, seu segundo trabalho, respondeu à altura às expectativas trazidas pela primeira assinatura. O cantor, com sua marca ‘The Lovers’, empolgou em faixas como `Humdrum Town`, manteve a veia nata de rapper na clássica versão de Lauryn Hill de `Can’t Take My Eyes Off of You` e supreendeu na adaptação da diva Whitney Houston e seu tema à la Bodyguard `I Will Always Love You`.



Para este ano, London já emplacou mais uma mixtape de sucesso de crítica: `I Want You` mal chegou aos sites de download – sim, Theophilus é adepto fervoroso das novas tecnologias, participante ativo de redes sociais e incentivador da distribuição de seu trabalho por todas as vias que o mundo virtual oferece -, e já conta com a adoração do público, lotando todas as casas onde o rapper tem inúmeras apresentações já agendadas ao longo do ano. Não é para menos. Quem escutar o elogiado street album vai se sentir caminhando faixa a faixa com a mesma fluidez com que Theo passa do som disco/retrô de `No Answers` à psicodelia eletrônica de `Don’t Be Afraid`, desembocando na conhecida fórmula de sucesso de hip-hop&sample-mix, dessa vez ao som da lenda black Marvin Gaye na faixa que dá nome ao trabalho.
O Rio de Janeiro já pode se preparar para receber todo o pioneirismo e ousadia do ‘eletro pop e rap urbano’ de Theophilus London. Pra quem ainda tem dúvidas sobre o que o nova-iorquino vai oferecer na noite de sábado do Back2Black, é ele mesmo quem responde: “Meu som é inovador, fala com todas as culturas, faz as pessoas quererem dançar, amar, ou fazer o que quer que tenham vontade. O que eu mais gosto no meu som é a conexão entre mim e o público. Isso que me deixa ansioso. O que me excita é poder deixar as pessoas elétricas, soltas, fazer todo mundo delirar.”*




Que venha o delírio multicolor de Theophilus London!

texto do site back2blackfestival


Download Mixtape I WANT YOU

OSGEMEOS NYC GIGANTES









mais