14 de jun. de 2010

PAREDE 2010 – II FESTIVAL INTERNACIONAL DE PÔSTER DE ARTE


Parede – Festival Internacional de Poster Arte do Rio de Janeiro é o primeiro e único evento dedicado exclusivamente ao poster arte no país, que traz para a cidade obras de artistas do mundo inteiro, dentro de uma grande mostra no centro do Rio de Janeiro.

O evento se consolidou internacionalmente no calendário da arte urbana com a sua bem sucedida primeira edição no Centro Cultural Justica Federal, na qual teve a participação de cento e quarenta artistas de diversos países, dentre os quais: Brasil (de norte a sul), Argentina, Bruxelas, Canadá, Chile, México, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Portugal e China.

O festival tomou uma dimensão maior neste ano e vai ocupar todo o segundo andar do CCJF e outros espaços expositivos na cidade. Teremos uma programação com mostras de video, exposições paralelas, intervenções, oficinas, debates, visitas orientadas e festas. Queremos mobilizar os artistas veteranos para fortalecer a cena da arte urbana e incentivar os novatos a mostrarem seus trabalhos. Vai ter espaço para todos.

O Parede levanta questões polemicas como a falta de espaços para a promoção e exposição de artistas jovens, assim como a legalidade da ocupação de áreas públicas pela arte urbana. Acreditamos que o grande desafio do festival seja abrir um debate sobre estes e outros assuntos importantes que possibilitem o fortalecimento das artes plásticas e de seus protagonistas no Rio de Janeiro.

Os criadores do Parede são Eduardo Denne (artista plástico) e Marco Antonio Teobaldo (curador), que uniram suas forças em torno de um objetivo comum: promover a cena da arte urbana no Rio de Janeiro, por meio do poster arte.


PROGRAMAÇÃO:

Junho

Dia 16 – 19h – CCJF – Abertura para convidados

Dia 17 – 12h – CCJF – Abertura para visitação pública

Dia 19 – 14h – CCJF – Visita orientada e Oficina de poster arte

Dia 19 – 14h – Severo 172 – Abertura da exposição coletiva

Dia 30 – 10h – CCJF – Debate da serie “Justiça e Pensamento”, sobre as questões legais da ocupação do espaço público pela arte contemporanea.

Julho

Dia 7 – 19h - Home Grown - Exposição coletiva de Poster Arte

Dia 13 – 22h – 00 (ZeroZero) – Araka e Parede – Festa e Coletiva de artistas convidados

Dia 17 – 14h – CCJF – Visita orientada e Oficina de poster arte

Agosto

Dia 08 – 19h – CCJF – Encerramento

WE LOVE WINTER


... uma noite fria em paris.

UMBABARAUMA 2010