Ação será divulgada com campanha com filme de TV/cinema e ações de internet, como uma página com conteúdo sobre grafite e recursos para ajudar as pessoas na busca por votos para suas ilustrações nas mídias sociais.
prite vai convidar o consumidor a criar quatro novas identidades visuais para suas latas por meio de votação pela internet. É a ação “Refresque suas Ideias”, válida a partir de 9 de agosto e com inscrições até 3 de novembro. E, para inspirar os candidatos, a marca lança, também em agosto, uma coleção de quatro latas em edição limitada, com identidades visuais assinadas por nomes de referência na arte urbana do grafite: Bruno Big, Fefê Talavera, Jotapê e Nina Moraes.
A forma para o consumidor participar do concurso é simples. Basta acessar o site sprite.com.br, escolher a versão para a qual pretende desenvolver a estampa – Sprite regular, com fundo verde, ou Sprite 2.Zero, com fundo prata, – e criar uma sugestão de arte, utilizando a ferramenta de desenho desenvolvida pela marca especialmente para a ação.
Os desenhos ficarão disponíveis no site de Sprite para votação, por um período de dez dias. Os autores das 30 artes mais votadas ganharão um videogame Xbox 360 Sprite customizado. E os quatro grafiteiros que assinam as latas da série limitada elegerão quatro artes criadas pelos consumidores para serem lançadas pela marca no verão de 2011, completando a série “Refresque suas Ideias”. As artes escolhidas serão reveladas em 7 de dezembro.
“Sprite é uma marca com o qual o público jovem se identifica, por ter em sua personalidade a característica típica do jovem em buscar o inovador, o improvável, o diferente. Para materializar essa proposta, a marca ousa a ponto de utilizar a própria embalagem em suas ações. Recentemente, inovamos na publicidade de refrigerantes ao apresentar o jogo de realidade aumentada na lata de Sprite 2.Zero. Agora, voltamos a apresentar mais uma novidade, dentro do conceito ‘Refresque suas Ideias’, colocando nossas latas à serviço da criatividade de nossos consumidores, instigando-os a refrescar a mente criando novas identidades visuais para nossa embalagem”, comenta Andrea Mota, diretora de Marketing para os refrigerantes da linha Sabores da Coca-Cola Brasil.
Escolhidos por terem despontado no universo do grafite como inovadores no traço ou na forma de construção de seus paineis, os artistas Bruno Big, Fefê Talavera, Jotapê e Nina Moraes receberam de Sprite o desafio de expressar com sua arte o tema “Refresque suas Ideias”.
“A primeira característica que faz dos artistas inovadores é justamente o fato de serem novos talentos em busca de ideias frescas, que transcendam os muros. Apesar de serem extremamente diferentes entre si, no processo criativo, no traço, na origem e na trajetória profissional, todos têm uma qualidade em comum: a busca pelo novo”, destaca Andrea.
Sobre os artistas:
Bruno Big – É um artista que atualiza constantemente suas técnicas e faz questão de integrar a formação de designer à arte de rua. Bruno é multidisciplinar, ao utilizar diferentes técnicas que vão desde a ordem clássica como gravura em metal, xilogravura, pintura tradicional e estêncil, até técnicas mais contemporâneas como a do grafite e gravura experimental. Acredita que essa integração é fundamental para que seus trabalhos sejam difundidos nos mais diversos meios.
Fefê Talavera – Reconhecida por não gostar de nada convencional ou acadêmico, Fefê Talavera mistura em sua arte formas de animais com letras para criar os “bichos tipográficos”. Suas pinturas de monstro são metáforas de emoções fortes do subconsciente humano, como raiva, medo, sonhos ou desejos.
Jotapê – É o mais novo entre os artistas. Com apenas 25 anos e diversos trabalhos publicados, é um dos integrantes do Núcleo Urbanóide, coletivo artístico que produz e executa projetos focados em linguagem de rua. É um artista multidisciplinar, com uma arte intensa e rica em detalhes, que mistura formas, figuras e cores vibrantes para criar um universo psicodélico.
Nina Moraes – A ilustradora gaúcha Nina Moraes constrói sua narrativa visual a partir da abordagem formal da linha e seu movimento. Há sete anos faz intervenções urbanas e pintura mural, sempre com pincel, o que a diferencia. Explora diferentes suportes na criação do seu universo estranho e essencialemente feminino. Seja nos desenhos em nanquim ou em pinturas, seu trabalho delicado faz da mistura arabescos, desenhos e cores uma arte marcante. É responsável por levar leveza às ruas.
Campanha:
A ação Refresque suas Ideiais será divulgada aos consumidores por meio de uma campanha de Marketing integrada por mídias como TV, cinema, internet e materiais de ponto de venda. A WMcCann é a agência para as ações offline. As ações de internet têm participação das agências RMG Connect (responsável pela criação das atividades digitais da marca), CI&T (implementação do site e da ferramenta de desenhar) e JWT (planejamento de mídia online).
Internet
Na internet, além de um plano de mídia digital com peças em alguns dos principais portais, Sprite disponibiliza em seu site conteúdo sobre os artistas e o universo do grafite e recursos para ajudar as pessoas na busca por votos para suas ilustrações nas mídias sociais.
Página dos grafiteiros – Durante a ação, o site de Sprite será transformado em uma espécie de portal sobre o universo do grafite, com a criação da página dos grafiteiros. Nesse ambiente, os usuários conhecem os perfis dos quatro artistas que integram o projeto, assistem um vídeo que mostra o processo criativo de cada um na ilustração dos respiradores do filme da campanha, vêem fotos de outros trabalhos dos artistas, diretamente de suas páginas no Flickr, e acessam os links para seus perfis do Twitter e do Facebook. Outra fonte de conteúdo sobre os artistas é a área para downloads, com wallpapers, screensavers e emoticons personalizados com as artes desenvolvidas para as novas latas.
A página dos grafiteiros também possui um roteiro cultural especialmente criado por cada grafiteiro, sobre locais que os inspiram para suas criações costumam freqüentar e onde comprar material para grafite. O site possui ainda um mapa do Google que mostra exatamente onde o local descrito se situa, facilitando a identificação pelos usuários.
Em busca de votos – O participante da ação terá à sua disposição ferramentas para pedir votos na Web. Já durante o processo de criação, ele pode fazer o download de sua arte, para utilizá-la como fundo de tela do Twitter, MSN ou wallpaper para desktop. Ao finalizar, é possível ver como a ilustração ficaria aplicada na latinha, dando maior realidade ao processo. E, assim que sua arte é aprovada pela moderação para concorrer, o usuário pode iniciar a busca por votos, enviando link para seus contatos.
Filme TV / Cinema
O filme “Grafiteiros”, assinado pela WMcCann-RJ, e com versões para TV / Cinema, explora o processo criativo dos quatro artistas para as latas, em um clima de making of. Em um terraço, Bruno Big, Fefê Talavera, Jotapê e Nina Moraes ilustram quatro respiradores de ar do edifício. No desfecho, os consumidores são convidados a criar as próximas latas de Sprite no site da marca.
Sprite
Sprite foi lançada no Brasil em 1984 e é a marca líder de mercado no segmento de refrigerantes sabor limão. Em 2005, a marca inaugurou no país o conceito de refrigerante “Zero”, com o lançamento de Sprite Zero. Em 2009, a versão sem açúcar evoluiu com outra inovação da marca: o lançamento de Sprite 2.Zero, com uma fórmula mais refrescante e intensa no sabor limão.
Sprite e Sprite 2.Zero podem ser encontrados nas seguintes embalagens: vidro retornável (300ml), lata (350 ml), PET (600 ml, 1L, 1,5L e 2L) e Post-Mix (copos de 300ml, 500ml e 700ml). A disponibilidade destas embalagens pode variar, de acordo com cada mercado.
Sistema Coca-Cola Brasil
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas – águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, hidrotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 16 grupos fabricantes brasileiros, além da Leão e do Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil (SABB), emprega diretamente mais de 44 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 400 mil empregos. Os investimentos do Sistema no Brasil somaram R$ 6 bilhões nos últimos cinco anos e, em 2010, serão investidos mais R$ 2 bilhões.
A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo. São 1,98 litros de água para cada litro de bebida produzido – menos da metade do volume utilizado 12 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado “Reciclou, Ganhou” que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais. Hoje, 92% das latas de alumínio e 54,8% das garrafas PET são recicladas. Para saber mais, visite os sites: www.institutococacola.org.br e www.cocacolabrasil.com.br.