20 de jul. de 2010

KUBRICK FOTOGRÁFO



Dirigindo filmes como 2001: Uma Odisseia no Espaço, Laranja Mecânica, O Iluminado, Dr. Fantástico eBarry Lyndon, Stanley Kubirck, com absoulta certeza, é um dos mais importantes cineastas norte-americanos do qual já tivemos notícia. Sua carreira notória se dava, acima de tudo, por seu amor e cuidado extremo ao fazer cinema. Em oposição aos vanguardistas do cinema europeu, que buscavam muitas vezes a anarquia na hora de fazer seus filmes, Kubrick sempre foi muito perfeccionista em suas criações - como exemplo, temos a épica cena da onda de sangue de O Iluminado, a qual dizem ter sido gravada inúmeras vezes, durante quase um ano, até ficar ao gosto do cineasta.

O que pouca gente sabe, e uma mostra na Itália se orgulha em apresentar, é o lado fotógrafo de Stanley Kubrick. Segundo relatos expostos no evento, todo esse cuidado do cineasta nasceu de um desejo primário de fotografar, o que o impulsionava a ficar horas escolhendo o melhor plano para uma cena que ocorria. Estão também na exposição, intitulada Stanley Kubrick Fotografo 1945-1950, cerca de 20 mil negativos tirados pelo cineasta. O evento foi produzido em colaboração com o Museu da Cidade de Nova York e com a Biblioteca do Congresso em Washington.

Stanley Kubrick, ainda jovem, com apenas 17 anos, já era um grande fotógrafo e documentava a vida cotidiana dos Estados Unidos no pós-guerra, através das histórias de personagens famosos como Rocky Graziano ou Montgomery Clift, entre outros atores sociais reais. Nada muito diferente da sua temática narrativa estampada em belos filmes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário